.: Cacofonia :.

3 Jun

Em pleno domingo, às 10h24min iremos falar um pouco mais sobre a nossa Lingua Portuguesa!
E nada melhor do que falar sobre um assunto que me agrada que é a Cacofonia.

Segundo o dicionário grego cacofonia é: kakophonia” , som desagradável. Em síntese: é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado.

Podemos ler este tipo de figura de linguagem nesta piada:

CACOFONIA

O padre pergunta a seu fiel que está no confessionário:

- Meu filho, quais são os seus pecados ?

- Padre, eu comunguei há três anos.

- Ok, meu filho, e quais são os seus pecados?

- Eu comunguei há três anos.

- Está bem meu filho, eu sei que você comungou há três anos.
Isso não é pecado!Conte-me seus verdadeiros pecados…

- Padre, estou lhe dizendo:
EU – COMO – UM – GAY – HÁ – TRÊS – ANOS!!!

Alguns exemplos de cacofonia:

  • Por cada;
  • Boca dela;
  • Vou-me já;
  • Vi-a;
  • Uma mão;
  • Ela tinha;
  • Confisca gado;
  • Vi ela;
  • Como as concebo;
  • Moça fada;
  • Essa fada;
  • Havia dado;
  • Por ter me tido;
  • Diz puta;
  • Ela havia dado um beijo;
  • Diz graça;

Espero ter ajudado vocês, em breve postaremos mais dicas da gramática.

até +! Segue um vídeo para descontrair, já que não colocamos imagens hoje…

27 Respostas to “.: Cacofonia :.”

  1. Mariana Outubro 29, 2008 at 12:12 pm #

    eu amei essa piada haushaushuahs

    ——————————————————————————

    Respostas do autor do Blog
    Olá Mariana! Que bom que você gostou das piadas! Espero sua visita mais vezes..

  2. Júlia Outubro 29, 2008 at 6:49 pm #

    Obrigada esses exemplos de cacofonia me ajudaram bastante na pesquisa sobre o meu trabalho de Português

    • Gabriel Dezembro 9, 2008 at 4:55 pm #

      Que bom ter ajudado, ao menos o blog serve para alguma coisa… ;)

      volte sempre!

  3. Eduardo Janeiro 20, 2009 at 3:16 pm #

    Me ajudou muito! Postei alguns desses exemplos no jornal interna da empresa onde trabalho e sou o editor chefe.

    Muito Obrigado!

    • Gabriel Janeiro 28, 2009 at 11:33 am #

      Olá Eduardo, muito obrigado pela visita e por utilizar o post.
      Sucesso para sua empresa!

  4. Marcelo Março 15, 2009 at 3:44 pm #

    Os exemplos são ótimos…!
    Até me ajudaram na pesquisa que tive que fazer sobre “cacofonia” .
    Valew.

    • AngéliKa Junho 16, 2009 at 1:48 am #

      Nossa essas cacofonias me ajudaram demais no meu trabalho sem falar que são mo barato …….so assim a gente percebe o q falamos e o q os outros entendem………….mto brigads …….bjus

      • Gabriel Junho 20, 2009 at 5:28 pm #

        Agradeço a visita “Angélika”. Divulgue para seus amigos o gozados.

        Forte abraço e volte sempre!

    • lucas Novembro 27, 2009 at 10:18 pm #

      vlw maluco ,me ajudo pra caramba pra estudar pra prova :D

  5. rafael Abril 3, 2009 at 7:20 pm #

    cuba vai lançar um foquete quero ver cuba balançar…

  6. Junior Maio 1, 2009 at 1:42 am #

    Opa era…

    Eu como tu somos amigos…

    haushasuha….

  7. Drika Maio 25, 2009 at 8:58 pm #

    muito bakana essas piadas
    Gostei! pois essa uma maneira diferente de se aprender

  8. nayara Agosto 28, 2009 at 8:24 pm #

    muito massa esses exemplos ate que enfim fizeram alguma coisa para a gente rir de verdade.

  9. cleide Setembro 20, 2009 at 8:18 pm #

    Amei esse site, muito bacana mesmo..
    agora ‘eu vou-me já!’

  10. Courtside A. Outubro 15, 2009 at 12:37 pm #

    Meu professor tinha me falado sobre isso (:
    mas eu quis saber mais… so que de uma versão mais diferente e é o que eu encontrei no blog
    vocês estão de parabéns (Y)

  11. 'JorgeVieira Outubro 23, 2009 at 4:51 pm #

    esqueceste.te de: quem tem tala sou eu xD

  12. leonan Março 4, 2010 at 10:20 am #

    muito obrigado cara

  13. Larissa Ketelen Março 18, 2010 at 1:18 pm #

    Muiito legal essa piada eu conheço um exemplo da cacofonia q não foi citado
    - Mico meu
    -Cuca indo
    -Só caminha
    -Oscar Alho

  14. bruna Março 23, 2010 at 5:51 pm #

    A-M-E-I a piadaaaaaaaaaaaa

  15. RENATHO Abril 21, 2010 at 12:36 am #

    q idiota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. RENATHO Abril 21, 2010 at 12:36 am #

    tem nada pra fazer

  17. drrobsontorres Maio 25, 2010 at 2:10 pm #

    Acrescente mais essa

    ‘…na vez passada’ (~ na vespa passada)

  18. BRuno Setembro 13, 2010 at 3:01 pm #

    MUITO LEGAU ADOREI OS EXEMPLOS
    E PRA CONTRIBUIR AKI VAI +1:
    eu ia andando no calsadao da praia fazendo meu cooper,praficar com o cooper feito.

  19. CAMILA Outubro 16, 2010 at 4:12 pm #

    é muito legal essas cacofonia

  20. beatriz Novembro 21, 2010 at 7:27 pm #

    amanhã tenho prova e pika
    mais mi ajudou muito

  21. re Janeiro 31, 2011 at 4:50 am #

    o que acham disso????
    adolfo deu
    a re ganhou
    a re ganha
    ele chegou a pouco de fora

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

