Para ser Feliz – Crônica

24 Maio

PARA SER FELIZ

Perguntado sobre o que fazer para ser feliz, o sábio Guru da Montanha do Himalaia, respondeu simplesmente que, “Para ser feliz, é preciso saber sentir-se feliz…” Fácil, não?
Osculos e amplexos,
Marcial

PARA SER FELIZ
Marcial Salaverry

Bem… vinha falando sobre sinceridade e felicidade, e um amigo perguntou se me considero um cara feliz. Pediu-me uma resposta sincera. Pediu mais, que explicasse o que é ser feliz.
Bem… se alguém pede para explicar o que é ser feliz, é porque não o é, pois quem se sente feliz, sabe bem o porque. Em todo caso, vamos tentar explicar.
Felicidade é um estado de espírito, portanto, como tudo na vida, é algo muito relativo, e se tudo na vida é relativo, relativa também é a idéia que cada um faz da felicidade.
Para uns, felicidade é dinheiro no bolso, cerveja na geladeira, roupa nova no armário. Coisinhas simples, como carro novo, iate… Namorar bastante, pois o amor tem ligação estreita com a felicidade… Mas é preciso que seja um amor sincero, leal… Enfim, o famoso amor verdadeiro. Aquele que nos faz sorrir até mesmo sem vontade de sorrir…
Será que a felicidade representa o sucesso, o simples fato de se achar importante?, o que, aliás, também é relativo, pois sempre existe a dúvida… O que é ser importante? É ser conhecido? Bem, o Sérgio Naya, o Eurico Miranda, o Marcola, são conhecidos (até demais), podem ser considerados importantes? Podemos considerá-los pessoas felizes? Creio que não.
Para outros, ser feliz é conhecer o mundo, ter um conhecimento profundo de tudo que se passa na terra. É viajar, ter uma grande base cultural. Não deixa de ser um outro conceito de felicidade. E bem válido, diga-se de passagem. Principalmente se este conhecimento foi adquirido como lazer. Muita gente viaja o mundo todo por razões profissionais, e, apesar de conhecer tudo, não consegue conhecer os lugares realmente bonitos e dignos de visitação desses países percorridos.
Para mim, ser feliz é diferente. Ser feliz é ser gente, é ter vida. É viver sem chegada, sem partida, é sonhar, é chorar, é sorrir, é poder ser dono de seu destino. E isso é difícil toda vida, pois sempre temos obrigações com alguém… Então temos que rever um pouco esse conceito, e vamos procurar uma maneira mais fácil e coerente para ser feliz.
Cheguei à conclusão de que na verdade, a felicidade é viver cercado de amor.
É espalhar amizade, para poder ter sempre o calor do abraço sincero de suas amizades.
Que mesmo estando distantes, lembram-se de dizer: “Oi amigo… tudo bem?”
Para sermos felizes, na verdade, precisamos de pouco. Basta-nos estar vivos e saber aproveitar as coisas boas que a vida nos oferece.
O grande problema, é que muitas pessoas adquiriram o hábito de reclamar de tudo. Concordo que não devemos simplesmente nos conformar com o que temos e esquecer do resto. Devemos é saber viver com o que temos, e procurar melhorar. E não é reclamando, xingando, blasfemando que vamos conseguir isso.
Ser feliz é ver todo dia um sorriso de criança, nem que seja seu reflexo no espelho. Um sorriso franco e honesto para a vida, é um sorriso de criança. É saber curtir uma música, um poema, o alegre abanar da cauda de um cão feliz.
É dançar (mesmo que sozinho). É ter paz dentro de si, conseguindo viver sem ódios ou rancores. É descobrir que todos os dias a vida se inicia, novamente, a cada amanhecer…
É conseguir curtir tanto sol radiante, como o frio aconchegante, uma chuvinha ou um temporal. Não existe tempo ruim…
É conseguir enxergar outras pessoas, admitindo que elas também podem (e devem) ser felizes. É fazer com a vida valha a pena ser vivida, fazendo dela uma grande aventura, a maior loucura, um enorme prazer.
E, principalmente, é conseguir SER amigo, primeiro de você mesmo (a). Dado este primeiro e importante passo, conseguir TER e MANTER amizades duradouras ou efêmeras, mas que sejam sinceras, e que realmente tenham prazer em estar com você, em dialogar com você.
Assim, você será feliz e, mais importante ainda, fará outras pessoas felizes.
Então, com a alma feliz, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/499071

————————————————————————————————-

Até mais, caro leitor(a). Faça seu comentário ( construtivos), isso ajudará a melhorar
o blog.

2 Respostas to “Para ser Feliz – Crônica”

  1. ♫ Gabriel™ Maio 24, 2007 às 5:20 pm #

    Gostaram da crônica?
    Ela nos faz parar um pouquinho para refletir e pensar quantas vezes nós reclamamos de coisas fúteis, sabendo que temos pessoas menos favorecidas, precisando, ou melhor, querendo e não tem oportunidades….
    😉

  2. flavio Setembro 29, 2009 às 2:46 pm #

    Cada um cria sua propria felicidade, mas as vezes nos magoamos tanto que fica dificil superar.
    ” Lendo essa cronica me fez pensa diferente apartir de hoje não vou mais reclama e sim supera os obstaculos “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: